segunda-feira, 1 de março de 2010

Glorioso campeão, o "chororô" dos rivais, Pet e o socialismo


“Na estrada dos louros
um facho de luz,
tua estrela solitária
te conduz.”
(Hino popular do Glorioso, de Lamartine Babo num dia inspirado)

O Botafogo, vencendo os campeões da primeira e da segundona, mais uma vez é o campeão da Taça Guanabara. Admito, com um futebol bastante feio, mas com muito mais vontade do que Flamengo – time de ressaca do carnaval, aparentemente ainda estava com alto teor alcoólico no sangue – e Vasco – assim como o Botafogo, de qualidade duvidosa. Parabéns ao Fogão!

Como muitos, eu também sempre desconfiei um pouco do Joel Santana. Neste momento, não há como negar que ele deu outra cara ao time do Botafogo, muito mais aguerrido do que tem sido nos últimos tempos. Talvez seja o início do fim da marca do “chororô” entre os botafoguenses, pois tenho a impressão de que essa foi muito influenciada pelo comando do Cuca, marca esta que os outros times posteriores do Bota não conseguiram abandonar completamente.

Por alguns dias sentimos e sentiremos o “chororô” de todos os que gozaram o Fogão por este nome – especialmente os flamenguistas, os mais fanáticos (no mau sentido) e esnobes. Beleza. Aprenderão e serão lembrados diversas vezes que não se ganha sempre. O Flamengo ainda conseguiu ganhar o jogo da Libertadores; vamos ver como irá daqui pra frente. Seria ótimo enfrentá-los na final do Taça Rio... Conhecendo bem, se perderem dirão que “é porque estamos priorizando a Libertadores, o Estadual não vale nada."

Pra finalizar (sobre o Bota), algumas citações que estão à altura do Glorioso (1):

“No Rio, a formação da identidade passa, também, pela eleição de um time de futebol. O poeta, fiel à sua infância, escolhe o Botafogo Futebol Clube. Não frequenta os estádios. Não lê o noticiário esportivo. Não ouve as transmissões pelo rádio. Mas, se perguntam seu time, afirma: ‘Botafogo’. Não se trata de uma paixão, mas de uma senha para a cidadania.”

Vinicius de Moraes

“Botafogo é um menino de rua perdido na poética dramaticidade do futebol.”

Paulo Mendes Campos

---

Em meio ao "chororô" no Estadual, os flamenguistas podem, ao menos, ficar felizes por terem em seu time o jogador mais consciente do campeonato. O Pet defendendo o socialismo – mesmo que em poucas palavras, de forma bem simples, sem problematizar muito – na Globo (profundamente anti-comunista e anti-socialista), diante da Ana Maria Braga, foi bem bonito de se ver. Ele diz, sobre a Iugoslávia: “Quando nasci não tinha dificuldade nenhuma, era um país maravilha. A gente vivia um regime socialista, todo mundo bem, todo mundo trabalhando, tem trabalho, tem salário. Problemas aconteceram depois dos anos 80.”


Nota:

(1) Citações emprestadas de Botafogo: entre o céu e o inferno, do jornalista Sérgio Augusto, Ed. Ediouro, 2004.

3 comentários:

  1. Também tenho essa impressão de que o chororô está ligado ao Cuca.

    ResponderExcluir
  2. hahaha
    Que engraçado, um post em homenagem ao botafogo. É só dar uma "ganhadinha" que o torcedor aparece.

    ResponderExcluir
  3. Viva a Sofá Fogo! rs.
    Chora não, Ludmila!

    A propósito, realmente o Pet 'marcou um golaço' em poucos segundos e a Ana Maria tomou um 'frango'. Quem sabe ela não usa esse para alguma receita dos próximos programas?

    A vanguarda é alvi-negra!!! rs
    Botafoguense desde 30/05/1985, saudações comunistas!

    ResponderExcluir