sábado, 12 de junho de 2010

Comentários sobre a copa do mundo

Ontem assisti na tv a um trecho editado da entrevista coletiva do Maradona (acho que deve ter sido a última antes do jogo de estréia). Perguntaram a ele se os jogadores argentinos estavam sentindo-se muito pressionados, a que o técnico argentino respondeu o seguinte: pressionados são os trabalhadores que durante o dia trabalham para garantir sua sobrevivência; os jogadores são cobrados por suas responsabilidades. Acho que foi uma diferenciação lúcida em meio ao espetacular e milionário/bilionário mundo do futebol da copa do mundo.

---

No jogo Argentina x Nigéria vi ao menos duas marcas bem conhecidas dos brasileiros estampadas nas placas de publicidade do gramado, Brahma (Ambev) e Seara. Em certa medida, essa novidade demonstra a atual posição do Brasil na economia capitalista mundial, no imperialismo - claro, o fato de as marcas dependerem bastante das vendas no Brasil não significa que seu capital seja predominantemente brasileiro.

A posição protagonista do Brasil também fica evidente, por exemplo, com a liderança exercida na Minustah (que tem início no governo Lula), a missão da ONU que é uma das principais razões da continuidade da miséria do Haiti. Por um lado, constitui um enorme aparato policial instalado para controlar e reprimir a população haitiana, por outro, incentiva e inunda o Haiti de ONGs que realizam, fundamentalmente, trabalhos de caridade. Essa combinação impede avanços na construção e consolidação do Estado haitiano e, ao mesmo tempo, busca neutralizar as iniciativas de organização dos haitianos que lutam pela transformação da realidade miserável do país.

A posição destacada na economia internacional não tem servido para combater significativamente a desigualdade social no Brasil. O "apartheid social" será mantido enquanto o projeto de sociedade hegemônico não preveja o fim das diferenças econômicas entre as classes sociais.

2 comentários:

  1. Dunga seu idiota tira essa BONECA DO JOGO QUE É O kaka!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Colona o NIlmar p jogar!!!!!!!!!!PLEASE

    ResponderExcluir
  2. foi o pior jogo que eu assissti ate hoje. començou com um time e entrou outro no segundo tempo esse do segundo vendeu a partida nao jogo nada kaka nao jogo nada parecia uma boneca em campo robinho sumi no segundo tempo felipe melo entrego o jogo para a holanda uma verdadeira vegonha este jogo foi vendido nao tem outra explicaçao para essa desecpçao. agora e so espera 2014 isso se ele nao vender essa tambem.

    ResponderExcluir